Alimentação

|



Os porquinhos-da-índia são animais essencialmente herbívoros. Na natureza se alimentam principalmente de gramíneas, algumas folhas e flores. Para se obter uma alimentação equilibrada pode-se alimentá-los com ração industrializada específica para porquinhos-da-índia, ou na falta desta, pode-se usar ração de coelhos, e complementá-la com verduras, que deverão ser servidas uma vez ao dia, todos os dias.Procure não alimentá-los exclusivamente com ração, pois eles necessitam de grande quantidade de vitamina C, encontrada nos vegetais, pois são os únicos animais além do Homem a sofrer carência desta vitamina, apresentando os mesmos sinais de escorbuto. Uma das melhores fontes de vitamina C é a couve; uma das coisas que eles mais gostam é o capim, que sem dúvida é a melhor opção, uma vez que é o alimento natural dos porquinhos.

Importante: Cuidado ao alimentar seu porquinho-da-índia com ração para coelhos, pois elas não são balanceadas de acordo com as necessidades nutricionais dos porquinhos. O ideal seria que se fornecesse a ração própria para porquinhos, porém como a maioria delas são de marcas importadas e caríssimas, muitas vezes pode ficar inviável economicamente (principalmente se possuir muitos animais!). Nesse caso, é aconselhável olhar as informações sobre composição das diferentes marcas de ração para coelhos e comprar aquela que melhor corresponder às necessidades dos porquinhos (tenho visto algumas bem razoáveis), e complementar sempre com verduras. A escolha da ração é de extrema importância, tendo em vista a enorme quantidade de problemas e doenças que podem ser evitados simplesmente com uma boa alimentação. Para auxiliar na escolha da ração, abaixo coloco uma tabela com os valores* ideais por Kg de ração para os nutrientes mais importantes para os porquinhos:

O equilíbrio cálcio/fósforo é de extrema importância, devendo ser o mais próximo da relação 1,5:1 possível; o desequilíbrio desta relação, bem como níveis excessivamente altos de vitamina D na dieta podem ocasionar problemas de calcificações metastáticas e cálculo urinário. Muitas rações para coelhos possuem uma quantidade de vitamina E muito baixa para porquinhos, o que pode levar à problemas reprodutivos e musculares. É importante salientar que nenhuma ração para coelhos conterá vitamina C, sendo esta a razão pela qual se torna tão importante a suplementação com verduras e frutas frescas.

Atenção!

Alface pode causar diarréia em porquinhos, levando até mesmo à morte. Você pode dar alface ao seu animal, mas lembre-se de sempre dar poucas folhas, nunca os sature de alface; se seguires esta dica, com certeza não terás problema algum.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi também gostaria de dar uma sugestão os porquinho da índia ou como são mais conhecidos como preá, Gostão muito de cerá-ia essa planta é muito fácil de achar na rua em matos e até em calçadas.Naum é ideal dar as flores.

Rodrigo Augusto Gimenes de Oliveira disse...

Ali está escrito que os porquinhos da india da natureza(selvagem)comem flores.

PESSOAL disse...

Meus dois porquinhos da india amam mais que qualquer outra coisa, leite de soja.
Pedem desesperadamente sempre que abro a geladeira.
Entao costumo sacear a vontade deles oferecendo uma tigelinha com uns 50ml por dia.

e tanto faz se é o leite de soja original, flape de coco, shake de morango eles adoram. a marca é o ADES.

Anônimo disse...

tenho dois porquinhos e fui dexa eles soltos ,quando fui ve tavão comendo sacola de lixo ,aquelas bem fininha e to mto preocupada ,tirei deles na hora , mais vai da algum problema nelees ??

Anônimo disse...

Porque a minha porquinha não consegue gritar?

Postar um comentário

 

©2009 Porquinhos-da-Índia | Template Blue by TNB